Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


O que acontece quando você fuma cigarro

Postado em 10/09/2019




Cada vez que uma pessoa fuma, o cigarro provoca diversas alterações no corpo humano. Nos vasos sanguíneos, produz uma agressão na parede das artérias. Essa agressão é manifestada como uma lesão na parede do vaso, que depois é preenchida por gordura que circula no sangue, o conhecido colesterol.

 

O acúmulo é lento e progressivo. Quanto mais agressão, mais lesão, mais gordura e esse processo leva à obstrução do vaso.

 

Se uma artéria que nutre o músculo do coração fica obstruída devido ao acúmulo de gordura, causa uma falta de circulação naquele músculo, é o que chamamos de infarto. Se esse acúmulo ocorrer em uma artéria que leva sangue para o cérebro e faltarem oxigênio e nutrientes, é o acidente vascular cerebral ou AVC, e assim pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

 

Cigarro e coagulação do sangue:

Mas isso não é tudo. Alguns componentes químicos do cigarro podem afetar a coagulação do sangue e deixá-lo mais espesso, favorecendo a trombose, que é uma obstrução total do vaso que acontece de forma aguda com graves consequências à saúde, dependendo da região acometida.

 

Além disso existe uma doença chamada tromboangeíte obliterante, que é completamente relacionada com fumo. São adultos jovens com artérias finas das pernas obstruídas podendo ocorrer perda do membro. São casos graves, e pacientes que têm esse problema sentem dor até de ficar perto de um fumante. E o único tratamento é parar de fumar.

 

Concluindo, cada vez que uma pessoa fuma, o cigarro deixa um rastro de destruição nas paredes dos vasos, que vão progressivamente sendo obstruídos. Um dia vai ocorrer uma obstrução total levando uma determinada região a ficar sem sangue e consequentemente sem oxigênio e nutrição, o que causa morte celular.

 

O ASSIM SAÚDE incentiva o cuidado com a sua saúde vascular. Diga não ao cigarro!